terça-feira, 21 de abril de 2009

A (Re) Construção
de um Projeto de Saúde Mental

Em janeiro de 2009, o Serviço Municipal de Saúde Mental iniciou um processo de reestruturação com objetivo de melhorar a qualidade do atendimento prestado aos seus usuários, fortalecendo os princípios fundamentais do SUS e contribuindo para uma melhor qualidade de vida aos portadores de transtornos mentais.
Algumas ações já se iniciaram efetivamente, outras estão sendo construídas ou modificadas com este intento.
Porém, a título de esclarecimentos à população, gostaríamos de aproveitar a oportunidade para antecipar algumas condutas já adotadas, e em vigência:
1 - Todos os casos encaminhados ao Serviço estão sendo inicialmente recebidos por um profissional-acolhedor que posteriormente o encaminha à discussão em equipe ou outras providências cabíveis.
Portanto sugerimos que, havendo necessidade, o Serviço seja procurado para o que chamamos de "acolhimento".

2 - Todos os casos serão abordados multiprofissionalmente, portanto não mais na perspectiva de atendimento psiquiátrico, psicológico, social ou outro qualquer isoladamente e/ou individualmente.

3 - Atualmente já se encontram atuando profissionais: psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, agente comunitário de saúde, assistente social, estagiário e outros fazendo parte do que chamamos de "Equipe de Saúde Mental", portanto, somos um grupo de trabalho com propósito de atuações conjuntas e construídas em equipe.

4 - Já iniciamos conversas para estabelecimento de parcerias/vínculos com alguns setores ou instituições da cidade, por exemplo, Estratégia Saúde da Família, LADMA, e outros com objetivo de consolidar uma "rede de cuidados" aos usuários. Neste caso, cada elo desta rede teria uma função e uma atuação específica para resolução do complexo processo saúde-doença sempre com o objetivo de acolhimento adequado à demanda do usuário. Salientamos, portanto a necessidade de um processo de (re) educação na procura dos serviços, tanto por parte do usuário, como de alguns profissionais atuantes.
Este processo de reestruturação e suas diretrizes estão sendo baseados em um projeto de pesquisa e tese de doutoramento do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Medicina Preventiva Social da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas - UNICAMP, cujos objetivos buscam contemplar estudos científicos atualizados e vigentes nesta área.
Assim sendo, cabe salientar o rigor e qualidade técnica, sentido ético e proposta de gestão atualizada e de vanguarda a que se propõe o Serviço, sendo supervisionado em uma das melhores instituições de ensino e pesquisa na área da saúde desse país.
Torna-se óbvio, portanto, salientar os benefícios que isto pode trazer ao Município de Brazópolis e principalmente aos seus munícipes.
Num momento em que se comemora 20 anos de SUS, com consequentes discussões, atualizações e desafios a serem suplantados para uma saúde pública adequada e digna aos brasileiros, cabe ressaltar projetos desta envergadura a serem construídos de maneira democrática e realista.
Concluindo, gostaríamos de ressaltar que muito há que se fazer, sendo necessária a compreensão de todos, atitude construtiva e postura solidária, porém sempre estaremos abertos a sugestões e críticas pois o objetivo comum e mais importante é o cuidado para com os usuários favorecendo a sua autonomia, exercício da cidadania e qualidade de vida.

Equipe de Saúde Mental

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Educação em parceria com a Saúde

De acordo com a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Título III, Artigo 4º, itens II e VIII, Do Direito à Educação e do Dever de Educar, o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
  • atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades
    especiais, preferencialmente na rede regular de ensino;

  • atendimento ao educando, no ensino fundamental público, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde;

Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é uma ciência que se torna cada vez mais parte integrante na vida do ser humano uma vez que está relacionada à qualidade de vida, principalmente quando se trata da educação nos dias de hoje. Suas práticas são úteis em pesquisa, prevenção, aprimoramento, diagnóstico, orientação e tratamento da fala- que envolve articulação, voz e fluência- linguagem oral, linguagem escrita, audição, além das estruturas e sistemas auxiliares de comunicação, em indivíduos de todas as idades, desde o bebê recém-nascido até o idoso. É uma profissão da saúde que atua em diversas áreas, entre elas: empresarial, pesquisa, clínica, hospitalar, pública, escolar, preventiva, entre outras. O Fonoaudiólogo, dentro do campo educacional, irá atender às dificuldades de linguagem, seja esta oral e/ou escrita. A atuação desse profissional junto às escolas poderá ocorrer por meio de programas de prevenção a alterações vocais, direcionados às crianças e professores; palestras com enfoque em problemas com a fala, audição, fluência e outros; participação efetiva em projetos de viabilização da alfabetização - uma das mais importantes ações da área, promovendo o desenvolvimento da leitura e da escrita dessas crianças -, entre outros. Mesmo com a intervenção do profissional da saúde é importante não perder o foco do trabalho, que deve estar vinculado ao contexto educacional.

Segundo os dados fornecidos pelo Inep relativos a 2004, sobre o desempenho dos alunos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2003), aproximadamente 55% das crianças chegam à 4ª série do ensino fundamental com grandes dificuldades em leitura e escrita, ou seja, sabem codificar e decodificar, entretanto revelam um conhecimento bastante restrito acerca da linguagem escrita. A fonoaudióloga Mônica Petit relata que são crianças que, muitas vezes, sabem copiar, grafar as letras, mas não sabem escrever ou compreender a leitura de um pequeno texto.
Há ainda aqueles incapazes de produzir ou ler qualquer texto. Outro ponto destacado por Mônica é a saúde do professor. “Estudos revelam que o problema mais freqüente que o acomete refere-se à voz. Grande parte dos professores em exercício apresenta ou já apresentou problemas vocais e/ou nunca se informou sobre os cuidados e tratamentos necessários. Este fato resulta no afastamento desses profissionais das salas de aula. De acordo com pesquisa realizada pela Unesp, 77% dos professores sofre com problemas vocais”.

Fonte: Revista do CFFa - Ano IX - Nº 38 - julho/agosto/setembro de 2008.

Psicologia

A palavra psicologia deriva-se de psique, que vem do grego, que significa “estudo da mente ou da alma”. É a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais.
Os assuntos investigados pelos psicólogos incluem o desenvolvimento, as bases fisiológicas do comportamento, a aprendizagem, a percepção, a consciência, a memória, o pensamento, a linguagem, a motivação, a emoção, a inteligência, a personalidade, o ajustamento, o comportamento normal, o tratamento do comportamento anormal, as influências sociais e o comportamento social.

Psicologia da Educação: A Psicologia da Educação estuda como os seres humanos aprendem em ambientes educativos, a eficácia das intervenções educativas, a aplicação da psicologia no ensino e nas escolas. O psicólogo desta área interessa-se na forma como os alunos aprendem e se desenvolvem. Busca com sua avaliação alcançar subsídios suficientes, necessários para orientar educadores, alunos e pais na interação do desenvolvimento individual com o processo de aprendizado. Além disso, ajudar pais, professores e alunos a solucionar problemas de aprendizagem. Criar e adotar programas de desenvolvimento nas escolas.

domingo, 5 de abril de 2009

Agora Elas Vêm



Apesar do cenário mundial não estar propício a novos empreendimentos, o mesmo não podemos dizer da situação do Município de Brazópolis. A cada dia novas empresas contactam a Administração Municipal para estudo e análise das condições sociais, econômicas, tributárias e geográficas que o município vive e pode oferecer.
Na última 5ª feira, 2 de abril, ocorreu o encontro entre a Prefeitura Municipal de Brazópolis e mais uma empresa interessada em aportar no município com o intuito de, em breve, inicializar suas operações. Estiveram presentes ao encontro o Prefeito Municipal Sr. Josias Gomes, Vereador Sérgio Fernandes dos Reis, Secretário de Administração José Luiz da Silva Loureiro, os empresários José Lafaiete da Mota e Euvaldo, Sr. Luiz Gonzaga, CEP - Centro de Educação Profissional Tancredo Neves de Brazópolis e o Sr. Junior - Incubadora de Empresas.Os empresários revelaram a intenção inequívoca de instalarem a empresa em Brazópolis o mais breve possível. Alguns detalhes técnicos, logísticos, funcionais e burocráticos ainda precisam ser definidos e resolvidos. Por parte da Prefeitura Municipal, o Sr. Prefeito manifestou total apoio ao empreendimento, colocando tudo que estiver ao alcance da administração para concretizar e consolidar a instalação da empresa. Participa também do apoio a empresa Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais, INDI, através de seu Vice-Presidente Eduardo Bernis, que colocou todas as ferramentas necessárias do instituto para orientar, acompanhar e viabilizar a implantação da empresa no Município.
Sabemos que vivemos uma época de crise, mas sabemos também que precisamos superá-la sem menosprezá-la, mesmo que esta seja uma marola.
A hora é esta! Quem sobreviver e sobressair diante desta caótica situação, terá seu lugar garantido e destacado na crista da onda da crise para surfar, chegar à praia e não morrer.

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