sexta-feira, 26 de junho de 2009

Prefeitura Municipal de Brazópolis
De Bem com o Fisco

As obrigações legais para com a Receita, são de fundamental importância para o bom funcionamento da administração pública, caso contrário, esta não poderá ser beneficiada com recursos públicos de repasse financeiro, contratos, convênios e todo um arcabouço de programas e projetos a serem pleiteados. É imprescidível que uma prefeitura esteja em dia com suas obrigações em todos os sentidos. Há de se exigir total, dinâmico e periódico monitoramento destas exigências legais para que ela não trave a máquina e prejudique seu funcionamento técnico social. Para mantê-la em ordem e em funcionamento regular, é necessária dedicação, compreensão dos fatos, da mecânica, da sistemática e principalmente uma enorme dose mútua de paciência para com as pessoas e os órgãos responsáveis pelo controle e fiscalização das obrigações públicas.

Receita Federal e Previdência Social são os marcos referenciais para o cumprimento da lei e da ordem tributária brasileira. Sem a cobrança e o controle destes órgãos, com certeza não haveria a organização e o equilíbrio das contas da sustentabilidade social. Há muitas críticas negativas a respeito desta cobrança e quanto à rigidez do sistema, porém, como fazer um país funcionar sem a devida e necessária contribuição? Realmente possuímos uma das mais elevadas cargas tributárias do planeta. Com certeza a reforma tributária urge as portas das empresas e da sociedade brasileira de uma maneira geral. O remédio muitas vezes é amargo mas necessário! É um sacrifício que temos que fazer valer a pena. Os recursos arrecadados devem retornar em sua totalidade para a sociedade de forma planejada e com aplicação eficaz, efetiva e equilibrada. No caminho de ida e volta destes recursos estão os cidadãos que serão permeados por estes das formas mais apropriadas e adequadas possíveis no aspecto do desenvolvimento social e do crescimento econômico-financeiro.

Para fazer isto tudo funcionar com excelência, não basta apenas a boa vontade, o coração aberto e o senso de solidariedade humana, há a necessidade de participar efetivamente deste processo contribuindo para a receita pública de forma consciente e convicta de que aquele dinheiro que sai de seu bolso, retornará o mais breve possível e da melhor, correta e íntegra maneira para o cidadão e cidadã em dia com seus compromissos sociais. O dever de contribuir, automaticamente legisla o direito de usufruir dos serviços e bens públicos conforme a chancela do exercício da consciência coletiva e do bem comum através do exercício dinâmico e ativo da cidadania.Para que nossa casa esteja arumada, precisamos investir em sua manutenção, reforma e até mesmo sua expansão. Assim sendo, é primordial que muitas vezes façamos o sacrifício de abrir mão do individual e do pessoal para o todo avançar. Já dizia o ditado: "uma andorinha só não faz verão". Se queremos um município melhor, uma vida melhor, temos que contribuir financeiramente sim para isto, mas se queremos um município muito, mas muito melhor mesmo, temos que contribuir com a união e participação de todos, comprometidos com o objetivo único de buscar a excelência em qualidade de vida da sociedade brasileira. Por que pensar pequeno?

Uma boa oportunidade para exercer a cidadania de forma consciente e voluntária para com o Município de Brazópolis é agora! Numa iniciativa justa e sensata, a Prefeitura de Brazópolis oferece a você, cidadão e cidadã, a oportunidade de colocar em dia suas pendências com o Município. Dê uma passada por lá e confira! A sociedade brazopolense organizada e positivista, agradece.

Seguidores