segunda-feira, 13 de abril de 2009

Educação em parceria com a Saúde

De acordo com a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Título III, Artigo 4º, itens II e VIII, Do Direito à Educação e do Dever de Educar, o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
  • atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades
    especiais, preferencialmente na rede regular de ensino;

  • atendimento ao educando, no ensino fundamental público, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde;

Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é uma ciência que se torna cada vez mais parte integrante na vida do ser humano uma vez que está relacionada à qualidade de vida, principalmente quando se trata da educação nos dias de hoje. Suas práticas são úteis em pesquisa, prevenção, aprimoramento, diagnóstico, orientação e tratamento da fala- que envolve articulação, voz e fluência- linguagem oral, linguagem escrita, audição, além das estruturas e sistemas auxiliares de comunicação, em indivíduos de todas as idades, desde o bebê recém-nascido até o idoso. É uma profissão da saúde que atua em diversas áreas, entre elas: empresarial, pesquisa, clínica, hospitalar, pública, escolar, preventiva, entre outras. O Fonoaudiólogo, dentro do campo educacional, irá atender às dificuldades de linguagem, seja esta oral e/ou escrita. A atuação desse profissional junto às escolas poderá ocorrer por meio de programas de prevenção a alterações vocais, direcionados às crianças e professores; palestras com enfoque em problemas com a fala, audição, fluência e outros; participação efetiva em projetos de viabilização da alfabetização - uma das mais importantes ações da área, promovendo o desenvolvimento da leitura e da escrita dessas crianças -, entre outros. Mesmo com a intervenção do profissional da saúde é importante não perder o foco do trabalho, que deve estar vinculado ao contexto educacional.

Segundo os dados fornecidos pelo Inep relativos a 2004, sobre o desempenho dos alunos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2003), aproximadamente 55% das crianças chegam à 4ª série do ensino fundamental com grandes dificuldades em leitura e escrita, ou seja, sabem codificar e decodificar, entretanto revelam um conhecimento bastante restrito acerca da linguagem escrita. A fonoaudióloga Mônica Petit relata que são crianças que, muitas vezes, sabem copiar, grafar as letras, mas não sabem escrever ou compreender a leitura de um pequeno texto.
Há ainda aqueles incapazes de produzir ou ler qualquer texto. Outro ponto destacado por Mônica é a saúde do professor. “Estudos revelam que o problema mais freqüente que o acomete refere-se à voz. Grande parte dos professores em exercício apresenta ou já apresentou problemas vocais e/ou nunca se informou sobre os cuidados e tratamentos necessários. Este fato resulta no afastamento desses profissionais das salas de aula. De acordo com pesquisa realizada pela Unesp, 77% dos professores sofre com problemas vocais”.

Fonte: Revista do CFFa - Ano IX - Nº 38 - julho/agosto/setembro de 2008.

Psicologia

A palavra psicologia deriva-se de psique, que vem do grego, que significa “estudo da mente ou da alma”. É a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais.
Os assuntos investigados pelos psicólogos incluem o desenvolvimento, as bases fisiológicas do comportamento, a aprendizagem, a percepção, a consciência, a memória, o pensamento, a linguagem, a motivação, a emoção, a inteligência, a personalidade, o ajustamento, o comportamento normal, o tratamento do comportamento anormal, as influências sociais e o comportamento social.

Psicologia da Educação: A Psicologia da Educação estuda como os seres humanos aprendem em ambientes educativos, a eficácia das intervenções educativas, a aplicação da psicologia no ensino e nas escolas. O psicólogo desta área interessa-se na forma como os alunos aprendem e se desenvolvem. Busca com sua avaliação alcançar subsídios suficientes, necessários para orientar educadores, alunos e pais na interação do desenvolvimento individual com o processo de aprendizado. Além disso, ajudar pais, professores e alunos a solucionar problemas de aprendizagem. Criar e adotar programas de desenvolvimento nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores