terça-feira, 21 de abril de 2009

A (Re) Construção
de um Projeto de Saúde Mental

Em janeiro de 2009, o Serviço Municipal de Saúde Mental iniciou um processo de reestruturação com objetivo de melhorar a qualidade do atendimento prestado aos seus usuários, fortalecendo os princípios fundamentais do SUS e contribuindo para uma melhor qualidade de vida aos portadores de transtornos mentais.
Algumas ações já se iniciaram efetivamente, outras estão sendo construídas ou modificadas com este intento.
Porém, a título de esclarecimentos à população, gostaríamos de aproveitar a oportunidade para antecipar algumas condutas já adotadas, e em vigência:
1 - Todos os casos encaminhados ao Serviço estão sendo inicialmente recebidos por um profissional-acolhedor que posteriormente o encaminha à discussão em equipe ou outras providências cabíveis.
Portanto sugerimos que, havendo necessidade, o Serviço seja procurado para o que chamamos de "acolhimento".

2 - Todos os casos serão abordados multiprofissionalmente, portanto não mais na perspectiva de atendimento psiquiátrico, psicológico, social ou outro qualquer isoladamente e/ou individualmente.

3 - Atualmente já se encontram atuando profissionais: psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, agente comunitário de saúde, assistente social, estagiário e outros fazendo parte do que chamamos de "Equipe de Saúde Mental", portanto, somos um grupo de trabalho com propósito de atuações conjuntas e construídas em equipe.

4 - Já iniciamos conversas para estabelecimento de parcerias/vínculos com alguns setores ou instituições da cidade, por exemplo, Estratégia Saúde da Família, LADMA, e outros com objetivo de consolidar uma "rede de cuidados" aos usuários. Neste caso, cada elo desta rede teria uma função e uma atuação específica para resolução do complexo processo saúde-doença sempre com o objetivo de acolhimento adequado à demanda do usuário. Salientamos, portanto a necessidade de um processo de (re) educação na procura dos serviços, tanto por parte do usuário, como de alguns profissionais atuantes.
Este processo de reestruturação e suas diretrizes estão sendo baseados em um projeto de pesquisa e tese de doutoramento do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Medicina Preventiva Social da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas - UNICAMP, cujos objetivos buscam contemplar estudos científicos atualizados e vigentes nesta área.
Assim sendo, cabe salientar o rigor e qualidade técnica, sentido ético e proposta de gestão atualizada e de vanguarda a que se propõe o Serviço, sendo supervisionado em uma das melhores instituições de ensino e pesquisa na área da saúde desse país.
Torna-se óbvio, portanto, salientar os benefícios que isto pode trazer ao Município de Brazópolis e principalmente aos seus munícipes.
Num momento em que se comemora 20 anos de SUS, com consequentes discussões, atualizações e desafios a serem suplantados para uma saúde pública adequada e digna aos brasileiros, cabe ressaltar projetos desta envergadura a serem construídos de maneira democrática e realista.
Concluindo, gostaríamos de ressaltar que muito há que se fazer, sendo necessária a compreensão de todos, atitude construtiva e postura solidária, porém sempre estaremos abertos a sugestões e críticas pois o objetivo comum e mais importante é o cuidado para com os usuários favorecendo a sua autonomia, exercício da cidadania e qualidade de vida.

Equipe de Saúde Mental

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores