sexta-feira, 26 de junho de 2009

Prefeitura Municipal de Brazópolis
De Bem com o Fisco

As obrigações legais para com a Receita, são de fundamental importância para o bom funcionamento da administração pública, caso contrário, esta não poderá ser beneficiada com recursos públicos de repasse financeiro, contratos, convênios e todo um arcabouço de programas e projetos a serem pleiteados. É imprescidível que uma prefeitura esteja em dia com suas obrigações em todos os sentidos. Há de se exigir total, dinâmico e periódico monitoramento destas exigências legais para que ela não trave a máquina e prejudique seu funcionamento técnico social. Para mantê-la em ordem e em funcionamento regular, é necessária dedicação, compreensão dos fatos, da mecânica, da sistemática e principalmente uma enorme dose mútua de paciência para com as pessoas e os órgãos responsáveis pelo controle e fiscalização das obrigações públicas.

Receita Federal e Previdência Social são os marcos referenciais para o cumprimento da lei e da ordem tributária brasileira. Sem a cobrança e o controle destes órgãos, com certeza não haveria a organização e o equilíbrio das contas da sustentabilidade social. Há muitas críticas negativas a respeito desta cobrança e quanto à rigidez do sistema, porém, como fazer um país funcionar sem a devida e necessária contribuição? Realmente possuímos uma das mais elevadas cargas tributárias do planeta. Com certeza a reforma tributária urge as portas das empresas e da sociedade brasileira de uma maneira geral. O remédio muitas vezes é amargo mas necessário! É um sacrifício que temos que fazer valer a pena. Os recursos arrecadados devem retornar em sua totalidade para a sociedade de forma planejada e com aplicação eficaz, efetiva e equilibrada. No caminho de ida e volta destes recursos estão os cidadãos que serão permeados por estes das formas mais apropriadas e adequadas possíveis no aspecto do desenvolvimento social e do crescimento econômico-financeiro.

Para fazer isto tudo funcionar com excelência, não basta apenas a boa vontade, o coração aberto e o senso de solidariedade humana, há a necessidade de participar efetivamente deste processo contribuindo para a receita pública de forma consciente e convicta de que aquele dinheiro que sai de seu bolso, retornará o mais breve possível e da melhor, correta e íntegra maneira para o cidadão e cidadã em dia com seus compromissos sociais. O dever de contribuir, automaticamente legisla o direito de usufruir dos serviços e bens públicos conforme a chancela do exercício da consciência coletiva e do bem comum através do exercício dinâmico e ativo da cidadania.Para que nossa casa esteja arumada, precisamos investir em sua manutenção, reforma e até mesmo sua expansão. Assim sendo, é primordial que muitas vezes façamos o sacrifício de abrir mão do individual e do pessoal para o todo avançar. Já dizia o ditado: "uma andorinha só não faz verão". Se queremos um município melhor, uma vida melhor, temos que contribuir financeiramente sim para isto, mas se queremos um município muito, mas muito melhor mesmo, temos que contribuir com a união e participação de todos, comprometidos com o objetivo único de buscar a excelência em qualidade de vida da sociedade brasileira. Por que pensar pequeno?

Uma boa oportunidade para exercer a cidadania de forma consciente e voluntária para com o Município de Brazópolis é agora! Numa iniciativa justa e sensata, a Prefeitura de Brazópolis oferece a você, cidadão e cidadã, a oportunidade de colocar em dia suas pendências com o Município. Dê uma passada por lá e confira! A sociedade brazopolense organizada e positivista, agradece.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

NUTRIÇÃO

Nutrição é a ciência que estuda os alimentos, seus nutrientes, bem como sua ação, interação e balanço em relação à saúde e doença, além dos processos pelos quais o organismo ingere, absorve, transporta, utiliza e excreta os nutrientes. Os nutrientes são os elementos responsáveis pela manutenção de todas as reações bioquímicas necessárias para o perfeito funcionamento do organismo. Exemplos de nutrientes: proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas, minerais e fibras. Podem ser encontrados em diferentes alimentos, por isso deve-se variar ao máximo na alimentação diária. A alimentação é um componente fundamental para se ter uma boa qualidade de vida. Todos nós precisamos nos alimentar e isso deve ser feito de uma maneira balanceada e diversificada. A possibilidade de obter os nutrientes de que o organismo necessita depende da quantidade e da diversidade dos alimentos ingeridos. Alimentação variada refere-se à seleção dos diferentes grupos de alimentos, tendo-se em conta a renda familiar e a disponibilidade de alimentos local. Nenhum alimento é complexo ( exceto o leite materno para crianças até os 6 meses), ou seja, nenhum possui todos os nutrientes em quantidade suficiente para atender às necessidades do organismo. A seleção de alimentos é muito complexa e influenciada por vários fatores. Embora se saiba que quando os alimentos não estão disponíveis é bem provável que ocorram deficiências, por outro lado, a abundância por si só não assegura ótima nutrição, devido ao componente comportamental que determina a escolha de alimentos. Além disso, é necessário também manter o peso corporal, combater a obesidade, praticar esportes, diminuir o consumo exagerado de álcool, eliminar o cigarro e consumir quantidades moderadas de carne vermelha, sal, gordura e açúcar refinado. Os pilares de uma boa alimentação são o equilíbrio, a variedade e a moderação.

NUTRIÇÃO NA MERENDA ESCOLAR

Os hábitos saudáveis de alimentação devem ser incentivados e praticados desde os primeiros anos de vida de uma criança. O bom aprendizado e o desenvolvimento educacional do aluno estão diretamente ligados a diversos fatores que constituem o ambiente escolar. Um desses fatores é a alimentação, uma vez que bem alimentado, o aluno tem mais capacidade de raciocínio e concentração. Uma alimentação saudável deve ter qualidade e quantidade suficiente para suprir necessidades nutricionais no período em que estiverem na escola. A merenda escolar é um direito inscrito na Constituição Federal, conquistado pelas crianças brasileiras que frequentam a Educação e o Ensino Fundamental. Um bom programa de merenda escolar é muito importante porque é uma ótima oportunidade de complementar a alimentação que os alunos recebem em casa, e também, uma oportunidade de desenvolver uma educação alimentar.

terça-feira, 21 de abril de 2009

A (Re) Construção
de um Projeto de Saúde Mental

Em janeiro de 2009, o Serviço Municipal de Saúde Mental iniciou um processo de reestruturação com objetivo de melhorar a qualidade do atendimento prestado aos seus usuários, fortalecendo os princípios fundamentais do SUS e contribuindo para uma melhor qualidade de vida aos portadores de transtornos mentais.
Algumas ações já se iniciaram efetivamente, outras estão sendo construídas ou modificadas com este intento.
Porém, a título de esclarecimentos à população, gostaríamos de aproveitar a oportunidade para antecipar algumas condutas já adotadas, e em vigência:
1 - Todos os casos encaminhados ao Serviço estão sendo inicialmente recebidos por um profissional-acolhedor que posteriormente o encaminha à discussão em equipe ou outras providências cabíveis.
Portanto sugerimos que, havendo necessidade, o Serviço seja procurado para o que chamamos de "acolhimento".

2 - Todos os casos serão abordados multiprofissionalmente, portanto não mais na perspectiva de atendimento psiquiátrico, psicológico, social ou outro qualquer isoladamente e/ou individualmente.

3 - Atualmente já se encontram atuando profissionais: psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, agente comunitário de saúde, assistente social, estagiário e outros fazendo parte do que chamamos de "Equipe de Saúde Mental", portanto, somos um grupo de trabalho com propósito de atuações conjuntas e construídas em equipe.

4 - Já iniciamos conversas para estabelecimento de parcerias/vínculos com alguns setores ou instituições da cidade, por exemplo, Estratégia Saúde da Família, LADMA, e outros com objetivo de consolidar uma "rede de cuidados" aos usuários. Neste caso, cada elo desta rede teria uma função e uma atuação específica para resolução do complexo processo saúde-doença sempre com o objetivo de acolhimento adequado à demanda do usuário. Salientamos, portanto a necessidade de um processo de (re) educação na procura dos serviços, tanto por parte do usuário, como de alguns profissionais atuantes.
Este processo de reestruturação e suas diretrizes estão sendo baseados em um projeto de pesquisa e tese de doutoramento do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Medicina Preventiva Social da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas - UNICAMP, cujos objetivos buscam contemplar estudos científicos atualizados e vigentes nesta área.
Assim sendo, cabe salientar o rigor e qualidade técnica, sentido ético e proposta de gestão atualizada e de vanguarda a que se propõe o Serviço, sendo supervisionado em uma das melhores instituições de ensino e pesquisa na área da saúde desse país.
Torna-se óbvio, portanto, salientar os benefícios que isto pode trazer ao Município de Brazópolis e principalmente aos seus munícipes.
Num momento em que se comemora 20 anos de SUS, com consequentes discussões, atualizações e desafios a serem suplantados para uma saúde pública adequada e digna aos brasileiros, cabe ressaltar projetos desta envergadura a serem construídos de maneira democrática e realista.
Concluindo, gostaríamos de ressaltar que muito há que se fazer, sendo necessária a compreensão de todos, atitude construtiva e postura solidária, porém sempre estaremos abertos a sugestões e críticas pois o objetivo comum e mais importante é o cuidado para com os usuários favorecendo a sua autonomia, exercício da cidadania e qualidade de vida.

Equipe de Saúde Mental

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Educação em parceria com a Saúde

De acordo com a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Título III, Artigo 4º, itens II e VIII, Do Direito à Educação e do Dever de Educar, o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
  • atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades
    especiais, preferencialmente na rede regular de ensino;

  • atendimento ao educando, no ensino fundamental público, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde;

Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é uma ciência que se torna cada vez mais parte integrante na vida do ser humano uma vez que está relacionada à qualidade de vida, principalmente quando se trata da educação nos dias de hoje. Suas práticas são úteis em pesquisa, prevenção, aprimoramento, diagnóstico, orientação e tratamento da fala- que envolve articulação, voz e fluência- linguagem oral, linguagem escrita, audição, além das estruturas e sistemas auxiliares de comunicação, em indivíduos de todas as idades, desde o bebê recém-nascido até o idoso. É uma profissão da saúde que atua em diversas áreas, entre elas: empresarial, pesquisa, clínica, hospitalar, pública, escolar, preventiva, entre outras. O Fonoaudiólogo, dentro do campo educacional, irá atender às dificuldades de linguagem, seja esta oral e/ou escrita. A atuação desse profissional junto às escolas poderá ocorrer por meio de programas de prevenção a alterações vocais, direcionados às crianças e professores; palestras com enfoque em problemas com a fala, audição, fluência e outros; participação efetiva em projetos de viabilização da alfabetização - uma das mais importantes ações da área, promovendo o desenvolvimento da leitura e da escrita dessas crianças -, entre outros. Mesmo com a intervenção do profissional da saúde é importante não perder o foco do trabalho, que deve estar vinculado ao contexto educacional.

Segundo os dados fornecidos pelo Inep relativos a 2004, sobre o desempenho dos alunos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2003), aproximadamente 55% das crianças chegam à 4ª série do ensino fundamental com grandes dificuldades em leitura e escrita, ou seja, sabem codificar e decodificar, entretanto revelam um conhecimento bastante restrito acerca da linguagem escrita. A fonoaudióloga Mônica Petit relata que são crianças que, muitas vezes, sabem copiar, grafar as letras, mas não sabem escrever ou compreender a leitura de um pequeno texto.
Há ainda aqueles incapazes de produzir ou ler qualquer texto. Outro ponto destacado por Mônica é a saúde do professor. “Estudos revelam que o problema mais freqüente que o acomete refere-se à voz. Grande parte dos professores em exercício apresenta ou já apresentou problemas vocais e/ou nunca se informou sobre os cuidados e tratamentos necessários. Este fato resulta no afastamento desses profissionais das salas de aula. De acordo com pesquisa realizada pela Unesp, 77% dos professores sofre com problemas vocais”.

Fonte: Revista do CFFa - Ano IX - Nº 38 - julho/agosto/setembro de 2008.

Psicologia

A palavra psicologia deriva-se de psique, que vem do grego, que significa “estudo da mente ou da alma”. É a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais.
Os assuntos investigados pelos psicólogos incluem o desenvolvimento, as bases fisiológicas do comportamento, a aprendizagem, a percepção, a consciência, a memória, o pensamento, a linguagem, a motivação, a emoção, a inteligência, a personalidade, o ajustamento, o comportamento normal, o tratamento do comportamento anormal, as influências sociais e o comportamento social.

Psicologia da Educação: A Psicologia da Educação estuda como os seres humanos aprendem em ambientes educativos, a eficácia das intervenções educativas, a aplicação da psicologia no ensino e nas escolas. O psicólogo desta área interessa-se na forma como os alunos aprendem e se desenvolvem. Busca com sua avaliação alcançar subsídios suficientes, necessários para orientar educadores, alunos e pais na interação do desenvolvimento individual com o processo de aprendizado. Além disso, ajudar pais, professores e alunos a solucionar problemas de aprendizagem. Criar e adotar programas de desenvolvimento nas escolas.

domingo, 5 de abril de 2009

Agora Elas Vêm



Apesar do cenário mundial não estar propício a novos empreendimentos, o mesmo não podemos dizer da situação do Município de Brazópolis. A cada dia novas empresas contactam a Administração Municipal para estudo e análise das condições sociais, econômicas, tributárias e geográficas que o município vive e pode oferecer.
Na última 5ª feira, 2 de abril, ocorreu o encontro entre a Prefeitura Municipal de Brazópolis e mais uma empresa interessada em aportar no município com o intuito de, em breve, inicializar suas operações. Estiveram presentes ao encontro o Prefeito Municipal Sr. Josias Gomes, Vereador Sérgio Fernandes dos Reis, Secretário de Administração José Luiz da Silva Loureiro, os empresários José Lafaiete da Mota e Euvaldo, Sr. Luiz Gonzaga, CEP - Centro de Educação Profissional Tancredo Neves de Brazópolis e o Sr. Junior - Incubadora de Empresas.Os empresários revelaram a intenção inequívoca de instalarem a empresa em Brazópolis o mais breve possível. Alguns detalhes técnicos, logísticos, funcionais e burocráticos ainda precisam ser definidos e resolvidos. Por parte da Prefeitura Municipal, o Sr. Prefeito manifestou total apoio ao empreendimento, colocando tudo que estiver ao alcance da administração para concretizar e consolidar a instalação da empresa. Participa também do apoio a empresa Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais, INDI, através de seu Vice-Presidente Eduardo Bernis, que colocou todas as ferramentas necessárias do instituto para orientar, acompanhar e viabilizar a implantação da empresa no Município.
Sabemos que vivemos uma época de crise, mas sabemos também que precisamos superá-la sem menosprezá-la, mesmo que esta seja uma marola.
A hora é esta! Quem sobreviver e sobressair diante desta caótica situação, terá seu lugar garantido e destacado na crista da onda da crise para surfar, chegar à praia e não morrer.

terça-feira, 31 de março de 2009

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